Mitologia Nórdica

Bom todo o conteúdo eu retirei de uma enciclopédia... Enfim vamos ao que interessa.


Primeiro vem o nome nórdico depois o germânico, esta é a regra quando ele difere. Ai tem eventos, lugares e deuses:




  • Odin/Wotan: Chefe dos Aesir, principal raça dos deuses nórdicos. Odin era o deus da guerra, sabedoria, da magia e da poesia. Era também legislador. Os que morriam eram  recebidos por ele no Valhala ou no grande salão de banquetes de Asgard. Odin tinha o poder de se metamorfosear-se. mas era com frequência representado como um errante caolho, de chapéu de abas largas e capa.
  • Thor/Donar: Deus do trovão e da guerra, o irascível Thor é em geral representado esmagando seus oponentes com seu martelo mágico chamado Mjollnir. Os viquingues muitas vezes usavam pequenos martelos como amuletos, invocando a proteção de Thor para derrotar  inimigos na batalha.
  • Loki: Malévolo deus zombeteiro, Loki era trapaceiro, impostor e ladrão. Era visto como o criador do caos. São seus filhos: Helia, a deusa da morte, Jörmungand, a serpente que envolve o mundo, e o lobo Fenrir.
  • Valhala: O grande salão da imortalidade.
  • Asgard: Casa celestial dos deuses, feita por gigantes e ligado a terra por uma ponte, Byfrost, identificada como o arco-íris ou a Via Láctea.
  • Baldur: filho de Odin e Frigga, Baldur era o deus da paz e da luz. Frigga fez tudo que há na Terra prometer jamais prejudica-lo, mas esqueceu do visco. O mau Loki deu uma lança feita desta planta ao deus cego Holdur, que foi enganado e levado a atira-la contra Baldur, matando-o. A morte dele assinalou o advento de Rahnarok.
  • Freia: principal deusa dos Vanir, Freia(senhora) é associada à fertilidade e ao amor. É a irmã gêmea, ou aspecto feminino, do deus Frey, que traz a paz e a abundância.
  • Frigga: Rainha do Céu e esposa de Odin, Frigga era, como Freia, associada ao parto e ao casamento. É a principal deusa dos Aesir.
  • As Valquírias:guerreiras de cabelos dourados e armadura brilhante, as Valquírias serviam a Odin. Alguns mitos as descrevem como seres sobrenaturais, outros sugerem que eram mortais. Cavalgavam na terra e no mar para dar a vitória aos heróis escolhidos por Odin e levavam os caídos para o Valhala.
  • Ragnarok:  nome dado ao apocalipse dos deuses ou "Crepúsculo dos deuses" em que toda a criação incluindo os deuses pereceria. Surgiria então uma nova ordem mundial com uma única divindade.
  • Singurd/Siegfried: foi convencido pelo ferreiro Regin a matar o dragão Fafnir e conquistar seu tesouro. Banhando-se no sangue do dragão. Siegfried tornou todo o corpo com exceção das costas, invulnerável. 
  • Beowulf: a saga de Beowulf, história moral e de aventuras do século VIII, provém o mito nórdico. O herói matou o monstro Grendel, que vinha atacando a corte real da Dinamarca. Ele se tornaria rei dos Geats e morre defendendo seu povo contra um dragão.

Colaboração do Abiritíc, os reinos, ele pegou as informações na revista Mundo Estranho (AMO):

Asgard -
Guerreiros vikings que morriam com honra nos campos de batalha se reencontravam no pós-vida em Vahalla,o luxuoso palacio de Odin em Asgard,com 540 saloes, jardins folheados a ouro e quartos cheios de pedras preciosas. Aqui, os valentoes seguiam fazendo tudo que mais gostavam: duelar, paquerar as serviçais, contar piada e beber muito - o vinho de Odin nunca secava

Alfheim -
Pertinho de Asgard, ficava Alfheim repleta de bosques. Era habitada pelos elfos, criaturas com poderes mágicos que faziam sua casa em troncos de carvalhos, faias e azevinhos. Segundo os nórdicos, alguns humanos considerados dignos poderiam renascer como elfos depois de morrer

Vanaheim -
As divindades nórdicas vinham em duas tribos inimigas, Aesir e Vanir. Com o tempo, elas fizeram as pazes, mas sobrou certo ressentimento. Os aesires ocupavam Asgard, enquanto os Vanires se contentavam com Vanaheim, a oeste de Midgard. O deus Heimsall, por exempo, tinha casa em ambos os reinos e fugia para Vanaheim quando a rixa entre os tribos esquentava

Midgard -
Para a mitologia nórdica, os homens viviam em Midgard. O nome pode ser traduzido como "Terra Média" e, nao por acaso inspirou o mundo descrito por J.R.R. Tolkien em O Senhor dos Aneis. Além dos humanos, recebia também gigantes, anoes, elfos e deuses. As águas que circulavam o reino eram assombradas pela serpente gigante Jormungandr

Svartalfheim -
Além dos elfos bonzinhos de Alfheim, os vikings descreviam os elfos escuros, uma raça endiabrada, porcalhona e que nao gosta de luz. Por isso, eles moram em Svartalfheim,uma terra cheia de cavernas e túneis,onde trabalham como mineiros e ferreiros. Eram eles que causavam pesadelos aos homens, sussurrando coisas tenebrosas em seus ouvidos

Muspellheim - 
Também junto às raizes de Yggdrasill, ao sul, ficava Muspellheim, a terra do fogo e da lava. Era comandada por um dos classicos inimigos de Thor nos quadrinhos: o gigante jotun Surtr. Ele e seu exercito ficavam na fronteira do reino, treinando para a batalha de Ragnarok.

Jotunheim - 
Ao norte de Midgard, ficava a gelada Jotunheim, onde tudo era tamanho GG. Seus habitantes, os jotuns, eram gigantes feios e briguentos. Algumas mulheres, porém, eram bonitas:
segundo o poema épico Edda, Thor , casado em Asgard com a deusa Sif, pulava a cerca com a jotuna Jarnsaxa.

Niflheim -
Abaixo de Jotunheim ficava Niflheim, a "terra das brumas", coberta de gelo o ano inteiro. Morar aqui era o verdadeiro castigo. Que o diga o dragao Nithhogg, que vivia aprisionado pelas raízes da árvore Yggdrasil. Reza a mitologia, porém, que um dia ele finalmente destruiria as raízes e escaparia a tempo de participar do Ragnarok.

Hel -
Quem morria de doença, velhice ou acidente ia para o mundo subterraneo de Hel.
A chefona do lugar, filha do deus trapaceiro Loki, tembém se chama Hel (ou Hela, nos gibis). Ao receber hóspedes no palacio Elvidnir ("mansao do sofrimento"), ela lhes oferecia um prato chamado "fome", que deveria ser comido com a faca da "penuria". Sinistro!

Piedoso, Thor mandou construir Thruthvangar, um palacio do bem mas nao havia morrido nas guerras

3 comentários:

  1. A nova página tá bem legal,vc podia postar também os Nove Mundos da Mitologia Nórdica, a cosmologia nórdica

    ResponderExcluir
  2. meu amigo escreveu um livro sobre mitologia nordica, eu ainda não li por não ser mt chegada a esse tipo de mitologia ~ mas todos que leram recomendam, quem quiser esta aqui o link do livro. O nome é Asgard - O poder esquecido http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4051626/asgard-o-poder-esquecido/ espero que a dona do blog não ligue por eu postar esse link ~ ja peço desculpas se não for permitido D:

    ResponderExcluir